Você está aqui: início > receitas > ALMONDEGAS

banner

Almôndegas! Bolinhas felizes e fáceis de fazer! Criança ama! (E adultos também!)

Uso, na maioria das vezes, uma peça inteira de maminha. Retire os excessos de gordura e também aquela membrana que fica na parte de trás da carne (o nome é fáscia).

Corte em pedaços menos e passe no procesador de casa mesmo (ou peça o atendende do açougue para moer para você!)

No mesmo processador, já sem acarne, coloque 1/2 cebola, 1/2 dente de alho, uma colher de sopa de cheiro verde, duas colheres de café de páprica defumada (opcional), 1/4 de colher de café de canela (sim...fica ótimo!), sal, pimenta e azeite...bata até virar um creminho e misture na carne. 

Coloque sobre a carne com uma gema de ovo (só a gema, se colocar a clara as almôndegas ficam duras! Vai por mim!). Misture tudo com a mão...nao coloquefarinha nenhuma!

Faça as bolinhas, coloque numa forma forrada com papel manteiga (ou siliconado) e leve ao forno alto e pré aquecido, por 20 minutos...para selar.

Numa frigideira faça um molho simples de tomate: refogue cebola e alho, coloque um molho de tomate (pode fazer com tomate pelati, com aqueles extratos puros ou com tomates mesmo!) e deixe ferver. Acerte o sal e pimenta e coloque as almôndegas por 10 minutos para terminar o cozimento.

Em seguida vire tudo num refratário, coloque queijo ralado e leve ao forno só para derreter!

Sugestões:

- pode selar as almôndegas numa frigideira com azeite...mas aí tem que ficar de olho nelas, colocar poucas por vez!
- ralar cenoura e colocar na "massa" da almôndega fica uma delícia!
- Se gosta de molho branco pode, após colocar no refratário, adicionar creme de leite por cima com queijo.
- se preferir fazer tudo no forno pode! após os 20 minutos que usou para selar as almondegas, coloque o molho por cima (na própria forma),  misture...e leve ao forno baixo por 15/20 minutos.

(04/02/2018)