Você está aqui: início > receitas > COSTELINHA COM CROSTA DE OLEGINOSAS

banner

Para começar, ligue o forno alto e deixe aquecendo.

Pegue uma costelinha de porco inteira. Quando for comprar, observe se tem bastante carne nela e opte pelas mais grossinhas! Coloque numa forma retangular, se não couber, corte a costela em duas!

Debaixo da peça faça uma ‘cama” de alecrim (ajuda a não queimar a carne no cozimento e ainda libera o aroma fantástico). Tempere a costela com sal e pimenta moídos na hora. Reserve.

Pegue dois dentes de alho e uma colher de sobremesa de sal (da sua preferência) e coloque num pilão. Soque até formar uma pastinha e, então, acrescente 04 colheres de sopa de geléia de sua preferência (sem açúcar). Já usei de figo, damasco, laranja, frutas vermelhas. Acrescente a raspa de ½ limão e ½ laranja....misture tudo.

Pegue essa pastinha e passe por cima da costela.


Lave o pilão (ou use um pano de prato limpo) e coloque as oleaginosas de sua preferência (ou use apenas uma delas), eu usei noz, castanha de caju e castanha do pará e triture-as grosseiramente (a idéia é criar várias texturas mesmo). Salpique esse mix em cima da geléia que espalhou na costelinha, criando uma crostinha!

Leve ao forno alto por 20/30 minutos.

Abaixe o forno para 160/180 graus (médio baixo) e retire do forno. Coloque na forma: dentes de alho inteiros, uma cebola cortada em quatro (pode colocar uma maça cortada em quatro, pimentão em pedaços grandes, pimentas de cheiro inteiras) e regue tudo com uma taça de vinho branco seco (de boa qualidade).

Acrescente sal e pimenta moída na hora sobre os acompanhamentos acrescentados e azeite.

Feche a forma com papel alumínio, coloque de volta no forno por 1:30h a 2:00h.

Uma boa maneira de saber se está bom é perceber que a carne está desgrudando dos ossos, fica claro na "pontinha" deles.

Dica: Retire toda a carne e acompanhamentos da forma, coe o liquido do fundo, coloque numa frigideirinha mais alta, acrescente o suco de meia laranja, deixe reduzir pela metade, acerte o sal e pimenta....e sirva com a costela! 

Lembrando que essa é uma receita adaptada da Rita Lobo (musa!). A receita original está no site do GNT! Eu tenho muito orgulho das minhas receitas autorais e, por isso, faço questão de apontar a fonte...isso é respeito e admiração! Exerço os dois ao mesmo tempo! 

(18/01/2016)