Você está aqui: início > receitas > MAIONESE CASEIRA

banner

MAIONESE CASEIRA! A receita tem no livro Pitadas da Rita Lobo (sempre me verão dando referência, acho a forma mais correta de se agir) mas já vi a mesma receita em vários sites!

Receita leva:

- Dois ovos
- uma colher de suco de limão ou vinagre
- 2/3 de um óleo de sua preferência
- sal
- 1 colher de chá de mostarda dijon.

Modo de preparo:

1) Deixe uma vasilha em fogo médio até a água ferver, desligue e coloque um ovo para cozinhar nessa água por 10 minutos. Depois desse tempo, retire o ovo, deixe esfriar numa tigela com água gelada. Descasque e separe a gema da Clara e coloque a gema numa tigela (sugiro que seja de vidro, mais pesada, que não escorrega fácil na hora de bater.

2)Acrescente a gema do outro ovo (faça alguma coisa com a clara, ou guarde para os ovos mexidos da manhã). Com um garfo, misture as duas gemas...coloque o sal, a mostarda Dijon e o limão ou vinagre.

Eu usei vinagre...mas da próxima, tenho a intenção de usar limão siciliano...ele acrescenta sabor. Pode, ainda retirar a mostarda Dijon, se vc não gostar muito!

3) coloque um pano úmido por baixo da tigela, para que ela não escorregue. No meu caso, usei uma tigela leve e ela ficou sambando. Sugiro uma de vidro, mais pesada e o pano úmido.

Com uma mão vá batendo e com a outra vá acrescentando o óleo em fio. Bata sem parar...não tem erro! Só não deixe o óleo cair de uma vez só!

Sobre o óleo. Usei um azeite português super legal que eu tinhaem casa. Sugiro que use uma azeite mais simples, menos complexo (e mais barato) pois a maionese fica com gosto mais forte...não amarga, mas fica proeminente o gosto do azeite!

Pode saborizar essa maionese com alho, cebola picadinha, Pimenta, picles ou, como no meu caso, fazer uma pastinha com gorgonzola!