Você está aqui: início > receitas > PO DE QUEIJO

banner

A primeira receita que aprendi a fazer na vida, o mais autêntico pedaço de mim, traduzido no que tenho de mais meu: mineira de alma, de nascença e de opção!.

Pré aqueça o forno médio antes de começar a fazer a massa do pão de queijo.

Coloque, numa tigela, 500g de polvilho azedo. Na hora de comprar, deve “apertar" o pacote para sentir o polvilho: ele NÃO poderá parecer um “talco”, precisa encontrar “gruminhos”, senão o pão de queijo fica solado (não sei explicar o motivo, mas é isso).


Coloque para ferver, duas xícaras de leite integral, 1/2 xíc de banha de porco e 1 col de sopa de sal. Quando levantar fervura (fique de olho senão entorna no fogão) desligue e vire tudo em cima do polvilho e vá mexendo até formar uma “farofa”molhada, isso se chama “escaldar”o polvilho. Deixe esfriando.


Assim que esfriar, coloque duas generosas xícaras de queijo minas meia cura ralado grosso. Gente, essa receita é de família, da fazenda, de Minas…nunca usei outro queijo, então não sei se pode parmesão, ok? Acho que ficaria muito forte.

Misture o queijo com a "farofa" e, em seguida, coloque 04 ovos (de médio para grande) e aí, misture tudo com as mãos! SIM COM AS MÃOS…você precisa sentir a massa! Faz parte!

A massa do pão de queijo fica mole e grudenta. O “macete" para saber se está certa é pegar um tanto na mão, fechar a mão com força e abrir…ela terá resistência, mas não poderá ser demais. Se, por ventura, perceber que está muito firme, coloque duas colheres de sopa de água fria.


Lave as mãos e unte de novo (as mãos) com manteiga…faça bolinhas de tamanho médio e leve ao forno pré aquecido até dourar. (1 hora +/-).