Você está aqui: início > receitas > CUPIM NA PANELA DE PRESSO

banner

Eu amo preparações do dia a dia feitas no forno e na panela de pressão...eles fazem o serviço para gente!

Corte uma peça de cupim (por volta de 1,200kg) em cubos. Na própria panela de pressão doure cada pedacinho, eu fiz em três vezes. Se colocar tudo de uma vez dá água! E não doura! Reserve. 

Na mesma panela refogue meia cebola, três dentes de alho picadinhos, pimenta de cheiro e pingue um pouco de água para “deglaçar” a panela (gente do céu…tô falando que estamos chiques demais!).
Se tiver vinho tinto, melhor ainda, use-o em vez de água!

Coloque 1 colher de cafe rasa de páprica doce, pouco menos de 1/2 colher de café de páprica picante, 1 colher de café rasa de cúrcuma, sal, pimenta do reino e as ervas de sua preferência! Eu usei alecrim e tomilho! Misture bem e devolva os cubos de carne douradinha para a panela, adicione meia lata de tomate pelado ou o equivalente de passata de tomate, cubra com água fervente e deixe 40 minutos (depois que a panela pegou a pressão…a pressão é aquele barulhinho!).


Depois desse tempo espere o ar sair, abra a panela…a carne deverá desmanchar na boca. Se não estiver macia, deixe mais um pouco na pressão. Se já estiver no ponto, deixe no fogo alto, sem tampa, para reduzir um pouco o molho e apurar os gostos.

Prove e acerte o sal. Voilá. Tá pronto!